Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Nova técnica para prevenir depressão

A mindfulness, técnica de meditação para "uma plena consciência", pode provocar bem-estar e ser eficaz na prevenção da depressão, mas somente 15 em cada 100 portugueses ouviu falar desta solução também ainda pouco investigada, disse hoje um especialista.

Nova técnica para prevenir depressão
Notícias ao Minuto

09:28 - 25/09/13 por Lusa

País Meditação

"A técnica pode permitir à pessoa interpretar de maneira diferente problemas antigos, dar novas significações às coisas que normalmente sente ou os estímulos que lhe são habituais e com isso, eventualmente, até encontra soluções novas e mais criativas", a partir do relaxamento, explicou à agência Lusa Osvaldo Santos.

O responsável pelo estudo "Mindfulness", realizado para a DecoProteste, referiu que as técnicas meditativas que provocam estados alterados de consciência são uma forma diferente de estar consciente dos problemas, e esta alternativa, como outras, implica um estado de relaxamento ou descontracção, mas distingue-se por não exigir a concentração focada num determinado objecto.

As respostas de 1.849 inquiridos, entre os 18 e 74 anos, revelam que só 15% tinha ouvido falar de mindfulness, "o que é muito pouco, mas ilustra a realidade", cenário muito diferente do que acontece, por exemplo, na Bélgica, onde também foi realizado o estudo e em que se atingia 40%.

Em Portugal, só 1% dos inquiridos refere ter experimentado, percentagem que na Bélgica sobe aos 9%, e praticamente todas diziam ter tido contacto com a técnica em contexto não clínico, em associações budistas ou de práticas mais orientais.

Osvaldo Santos reconheceu que a investigação "ainda é muito incipiente nestas áreas pelo facto de eventualmente a própria comunidade científica ter alguma relutância em estudar este tipo de técnicas, a que muito facilmente as pessoas aderem".

Os trabalhos existentes mostram que "há algum potencial efeito benéfico na técnica, de reduzir a ansiedade" ou mesmo a questão da dor, mas "é preciso que haja mais investigação", frisou.

A técnica, "um conjunto de procedimentos que tem valor clínico", pode ser usada para melhorar aspectos relacionados com saúde mental por clínicos competentes, como psicólogos, psicoterapeutas ou psiquiatras, e pode ter uma utilização não clínica, mais ligada a religiões, como budismo ou hinduísmo.

Na próxima edição da Teste Saúde, publicação da DecoProteste a divulgar na quinta-feira, é referido que o objectivo da mindfulness é "obter uma observação neutra do que se passa, sem sentimentos de tristeza ou euforia, conduzindo o praticante a uma nova forma de ver e interpretar os problemas e as emoções" e é útil na gestão do stress e nas situações de "burnout" (esgotamento no trabalho).

A ideia "é dar atenção a tudo e ao mesmo tempo não ficar preso a uma determinada sensação, sermos capazes de ser mais observadores e menos atores na sensação, não ficarmos agarrados às emoções que os estímulos nos provocam", especificou Osvaldo Santos, acrescentando que "é um exercício que se torna difícil e é preciso treino".

O psicólogo clínico insistiu na necessidade de escolher o terapeuta adequado para aplicar a técnica, quando existe uma patologia, como depressão, o que é diferente de procurar a mindfulness para aumentar o bem-estar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório