Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

GNR admite arquivar processo de contraordenação aos bombeiros de Viana

O comando da GNR de Viana do Castelo admitiu hoje arquivar o processo de contraordenação envolvendo uma viatura dos bombeiros voluntários locais, por alegado estacionamento irregular durante um incêndio, em função da informação que for apresenta pela corporação.

GNR admite arquivar processo de contraordenação aos bombeiros de Viana
Notícias ao Minuto

12:19 - 22/09/13 por Lusa

País Estacionamento

Em causa está uma infração ao código da estrada por uma viatura de transporte de pessoal da corporação de voluntários, ao estar estacionada um local "onde o trânsito se faz nos dois sentidos, obrigando à utilização de parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário", lê-se no processo enviado aos bombeiros de Viana do Castelo.

Nesse documento, de 16 de setembro, a GNR solicita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo a identificação do condutor da viatura - que está devidamente caracterizada -, conforme previsto no código de estrada.

Numa informação enviada hoje à Lusa, o comando da GNR de Viana do Castelo admite que a informação a apresentar pela corporação no âmbito deste processo - sobre a viatura estar integrada no dispositivo que combatia o incêndio - "merecerá a séria atenção" e pode levar aquela força a não instaurar, formalmente, o auto de notícia, a última fase deste processo de contraordenação.

"Nesta altura não há um auto levantado, apenas um pedido de identificação do condutor", sublinhou aquele comando.

A alegada infração dos bombeiros, lê-se no processo enviado à direção da corporação, foi registada pelos militares da GNR pelas 00:02 de 14 de setembro, na Estrada Municipal 526, em Nogueira, Viana do Castelo. No local, os militares apenas anotaram a matrícula, não tendo identificado nenhum bombeiro.

Esta viatura integrava o dispositivo que, no terreno, naquela freguesia, combatia o maior incêndio do ano no concelho - que chegou a ameaçar dezenas de habitações e que afetou mais quatro freguesias do concelho -, requisitada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para fazer a rendição de homens no teatro de operações.

Conforme se lê na requisição da ANPC, à qual a Lusa teve acesso, a viatura foi mobilizada para fazer a rendição de três bombeiros, que estavam no teatro de operações há várias horas, tendo saído pelas 23:26. Chegou ao local de recolha pelas 23:53 e o regresso ao quartel deu-se pelas 00:23, segundo o mesmo registo.

Contudo, explicou a direção da corporação, logo após a recolha, os bombeiros optaram por parar junto a um café em Nogueira, próximo do incêndio.

"Foi uma paragem para descanso, para tomar um café, mal saíram do incêndio. Dois destes elementos voltavam ao combate logo de manhã e outro poucas horas depois", explicou Luciano Moure, presidente daquela associação humanitária.

Garantiu também, após contactar os bombeiros em causa, que a paragem da viatura "permitia o cruzamento de viaturas" naquela via.

A direção afirma que os bombeiros precisaram apenas de "fazer uma pausa para descanso" no local, "não sem antes garantirem todas as condições de segurança e circulação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório