Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Porto de Leixões assinou acordo com Moçambique

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e a moçambicana Portos do Norte (PN) assinaram hoje, em Maputo, um acordo de cooperação, incindindo na capacitação dos trabalhadores da empresa que explora o porto de Nacala.

Porto de Leixões assinou acordo com Moçambique
Notícias ao Minuto

11:16 - 05/09/13 por Lusa

País Maputo

O acordo hoje assinado prossegue uma relação de cooperação entre as duas empresas, iniciada há três anos, "que permitiu a promoção dos dois portos em ambos os países e a formação em Leixões de quadros do porto de Nacala", no norte de Moçambique, refere um documento hoje distribuído.

"O porto de Nacala está bem gerido e no bom caminho para consolidar a sua posição em Moçambique e no mundo", considerou Emílio Dias, presidente da APDL, no final da assinatura do acordo.

Ester responsável recordou que Leixões tem o maior centro de formação portuária em Portugal e que, na última década, formou "mais de mil quadros oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa" (PALOP).

"Leixões também tem muito a ganhar com este protocolo", acrescentou Emílio Dias.

Fernando Amado Couto, presidente do conselho de administração da PN, admitiu que a sua empresa "não tem problemas em dizer que precisa de ajuda em muitas áreas, sobretudo, na formação profissional", referindo a "escassez de quadros portuários" em Moçambique.

O acordo hoje estabelecido incide na "transferência de conhecimentos nas áreas de organização e planeamento", formação em diversas áreas "do saber portuário", na promoção dos dois portos nos respetivos países e fomento das ligações marítimas entre os dois portos, entre outras.

A primeira iniciativa está já marcada para a próxima semana, com a avaliação dos sistemas de tecnologias de informação no porto de Nacala.

No futuro, a APDL poderá vir a realizar em curso de formação, nas áreas da estratégia e gestão portuária, com o apoio da PN, que, desde março deste ano, gere o porto de Nacala.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório