Baptizaram-na de Xena, numa alusão à “princesa guerreira”. A rottweiler foi encontrada por um homem que procurava o seu cão desaparecido, numa ravina de difícil acesso, em Vale Grande, Águeda, depois de ter sido baleada na nuca por um tiro de caçadeira. Tudo aconteceu no passado sábado, segundo o Jornal de Notícias.
O corpo do animal estava coberto de pedras de 15 quilos e da nuca saiam lavras e um cheiro nauseabundo, a denunciar que o animal teria sido abandonado há mais de 24 horas.
Após vários pedidos de ajuda a algumas entidades, quatro voluntárias da Associação dos Amigos dos Animais de Águeda resgataram o animal, numa operação de demorou seis horas.
“Foi intervenção divina alguém tê-la encontrado. Quando chegámos, pensámos que estava morta. A nossa prioridade foi tirar-lhe os sacos, levá-la para a sombra, dar-lhe água e tentar baixar-lhe a temperatura corporal”, contou ao JN uma das voluntárias.
A cadela foi, então, transferida para o Hospital Veterinário do Baixo Vouga, onde foi operada e se encontra em recuperação, podendo ficar com danos neurológicos.
No facebook, foi criado um grupo, ‘Todos pela Xena’, com o objectivo de angariar dinheiro para pagar os tratamentos.