Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-trabalhadores da Dialectus concentram-se hoje

Profissionais das áreas de tradução, locução, legendagem e dobragem para televisão e cinema que prestaram serviços à Dialectus vão concentrar-se hoje em frente à empresa, em Linda-a-Velha, às 15:00, para exigir salários em atraso.

Ex-trabalhadores da Dialectus concentram-se hoje
Notícias ao Minuto

13:21 - 02/09/13 por Lusa

País Salários

Em causa está a situação de pelo menos sete trabalhadores que se queixaram ao CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, que decidiu denunciar publicamente esta situação através de uma "concentração simbólica".

"Não é uma ação para difamar a empresa, mas para exigir que cumpram as suas obrigações para com os trabalhadores", disse Carla Bolito, da direção do CENA, contactada pela agência Lusa na sequência da divulgação de um comunicado pelo sindicato.

A dirigente sindical indicou que as queixas foram apresentadas por sete trabalhadores, que por seu turno falam noutros casos que podem atingir algumas dezenas de profissionais forçados a desvincular-se por falta de pagamento da empresa.

A Dialectus surgiu no mercado em 2002, na sequência do crescimento da Ideias e Letras, empresa estabelecida uma década antes, quando surgiram em Portugal as televisões privadas.

Localizada em Linda-a-Velha, dedica-se à tradução, locução, legendagem e dobragem para televisão, cinema, home-vídeo e DVD e, segundo o CENA, tem como principal cliente o canal SIC em simultâneo com AXN, Lusomundo, MEO Kids, Canal Panda, BBC Brasil e Fox.

"Há vários casos diferentes de trabalhadores que tinham contratos de trabalho, alguns até com oito anos de casa, a quem os salários e subsídios foram deixando de ser pagos e acabaram por decidir sair da empresa porque a situação ficou insustentável", descreveu Carla Bolito.

Na concentração prevista para hoje, a partir das 15:00, o CENA quer conseguir ter a noção exata de quantos trabalhadores estão a ser afetados.

"Alguns fizeram ações judiciais individuais contra a empresa, mas ainda não conseguiram obter resultados. O sindicato vai apoiar os seus associados numa ação judicial, se for necessário", disse Carla Bolito.

De acordo com o CENA, "a empresa chegou inclusivamente a ser inspecionada e sancionada pela Autoridade das Condições de Trabalho".

O CENA disse ainda que alguns ex-trabalhadores desta empresa, "após terem rompido os contratos de trabalho, vieram a descobrir mais tarde, que ainda estavam a ser declarados pela empresa nas finanças e na segurança social, significando enormes benefícios fiscais para a figura do empregador".

A Dialectus teve a cargo traduções e dobragens de séries conhecidas do grande público como "60 minutos", "Masterchef”, "Kitchen Nightmares", "No Reservations", "Doctor Phill", e "Naruto", entre outros.

A Lusa tentou contactar com a Dialectus através de números de telefone fixos constantes no site da empresa, mas dão sempre indicação de "fora de serviço".

A concentração organizada pelo CENA começa a partir das 15:00 em frente à empresa Dialectus, na Rua Manuel Ferreira nº 17, em Linda-a-Velha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório