Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Google e Facebook: Há dois anos a entregarem 'vida' de portugueses

Há mais de dois anos que a Google e o Facebook fornecem dados pessoais de cerca de mil utilizadores portugueses por ano às autoridades do País, revela a edição desta quarta-feira do Diário de Notícias. Estas informações são solicitadas no âmbito de investigações criminais, mas nem todos os pedidos são aceites.

Google e Facebook: Há dois anos a entregarem 'vida' de portugueses
Notícias ao Minuto

08:08 - 28/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Internet

Uma larga franja da população portuguesa movimenta-se nos meandros das redes sociais. Mas, a privacidade assegurada a uns, poderá não ser a outros, isto se as autoridades entenderem que, no âmbito de uma investigação criminal em curso, necessitam da colecta dos dados de alguns utilizadores.

Posto isto, segundo avança o Diário de Notícias, há mais de dois anos que a tanto a Google como o Facebook recebem pedidos de informações por parte da polícia portuguesa, sendo que, em média, fornecem informações de cerca de mil utilizadores por ano.

Mas nem todas as solicitações são atendidas. Vejamos, o Facebook já rejeitou 58% desses pedidos, e a Google 70%. O Diário de Notícias tentou indagar junto de fontes da Polícia Judiciária as razões que motivaram as recusas, mas ficou sem resposta, uma vez que nem as autoridades souberam explica-lo.

Acresce ainda que, embora só um mandado judicial autorize o acesso da polícia às contas dos utilizadores, a Comissão Nacional de Dados nunca fiscalizou a acção dos investigadores, ainda que esta prática se revista de um carácter cada vez mais rotineiro.

Saliente-se que ontem o Facebook divulgou uma lista da qual fazem parte 71 Estados, incluindo Portugal, que aplicam este método de investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório