Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cerca de 70 mil perderam apoio social no ano passado

No ano passado, cerca de 70 mil pessoas perderam o acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI) devido às alterações introduzidas pela Segurança Social. Ao todo, foram 136 mil pessoas que perderam o acesso a este subsídio desde 2010, escreve o Diário de Notícias (DN) desta segunda-feira.

Cerca de 70 mil perderam apoio social no ano passado
Notícias ao Minuto

10:02 - 26/08/13 por Notícias Ao Minuto

País RSI

O RSI, atribuído às famílias que vivem com graves carências económicas, tem vindo a atingir cada vez menos subsidiários.

Só no ano passado, 68 mil pessoas perderam este apoio, perfazendo um total de menos 136 mil subsidiários em Junho, em comparação com Março de 2010, revelam dados do Instituto da Segurança Social citados pelo DN.

Este fenómeno deve-se ao agravamento das regras de acesso ao RSI, a novas formas de cálculo dos rendimentos e a um controlo mais apertado.

Em declarações ao DN, o director da Associação dos Profissionais de Serviço Social, Francisco Branco, assegurou que "é incompreensível que, com os actuais níveis de desemprego e o risco de pobreza, o acesso a esta que é a última medida de protecção social seja tornado tão difícil".

Também os valores têm vindo a cair com o decorrer dos anos. Se em 2010 o RSI máximo para um indivíduo era de 189 euros, actualmente fixa-se nos 173 euros. O mesmo aconteceu com o rendimento máximo dado às famílias, que passou de 569 euros há três anos, para 374 euros em 2013, valores que são "irrisórios nas contas de milhões da Segurança Social", de acordo com Francisco Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório