Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

O enigma que só 2% da população consegue resolver. Vamos a isso?

É uma espécie de 'puzzle de palavras' e demora algum tempo a concluir. É necessário um raciocínio lógico bem exercitado. De acordo com algumas publicações, só 2% da população consegue resolvê-lo sem ajuda.

Notícias ao Minuto

17:45 - 15/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Puzzle

Conceda-se: Albert Einstein está de novo na ordem do dia. A razão prende-se com a confirmação de uma das previsões da sua Teoria da Relatividade Geral. Provou-se, 100 anos depois, que existem ondas gravitacionais, sendo estas detetadas nos Estados Unidos.

Para celebrar esta grande feito, recuperamos aqui um enigma que a cultura popular associa a Einstein (diz-se que foi o próprio que o concebeu quando era apenas uma criança). Diz-se, ainda, que apenas 2% da população conseguem resolver este ‘puzzle de palavras’.

O enigma já circula há muito tempo mas foi recuperado durante estes últimos dias, à conta das notícias que recordamos acima. A sua dificuldade prende-se com o raciocínio lógico que é necessário para chegar à resposta, sendo que são dadas apenas pequenas pistas.

Imagine o seguinte: numa rua existem cinco casas em fila. Cada casa tem um dono com um nome diferente e está pintada com uma cor diferente. Cada dono bebe uma bebida diferente, tem um animal de estimação diferente e lê um jornal diferente.

As pistas seguem abaixo (alteramos todos os nomes para ser mais próximo da realidade portuguesa) e acima está um quadro que o vai ajudar a chegar às respostas (estão lá também as soluções mas, por favor, resista à tentação). Depois de ler as pistas tem que descobrir quem é o dono da iguana. Se conseguir, parabéns, faz parte de um restrito grupo de pessoas.

1 – O Rui vive na casa vermelha

2 – O Mário tem um cão

3 – A Maria bebe chá

4 – A casa verde está imediatamente à esquerda da casa branca

5 – O dono da casa verde bebe leite

6 – O dono que lê o DN tem um peixe

7 – O dono da casa roxa lê o JN

8 – O dono que vive ao centro bebe sumo

9 – O João vive na primeira casa

10 – O dono que lê o Jornal i vive imediatamente a seguir ao que tem um tigre

11 – O dono que tem um gato vive imediatamente a seguir ao que lê o JN

12 – O dono que lê o Público bebe café

13 – A Cátia lê o Expresso

14 – O João vive ao lado da casa azul

15 – O dono que lê o Jornal i vive imediatamente a seguir ao que bebe água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório