Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel vai a Madrid discutir termos de eventual resgate espanhol

A chanceler alemã vai amanhã a Madrid encontrar-se com o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, discutir os contornos de um pedido de ajuda ao país.

Merkel vai a Madrid discutir termos de eventual resgate espanhol
Notícias ao Minuto

09:35 - 05/09/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Merkel vai encontrar-se com Mariano Rajoy amanhã, em Madrid, para debater um pedido de ajuda por parte de Espanha, avança o Expansion.

De acordo com o jornal espanhol, amanhã será mesmo um dos dias mais importantes da curta mas intensa carreira de Rajoy, visto que se decidirá em grande medida o futuro da economia espanhola, por duas razões. Por um lado, é o dia da reunião mensal do Banco Central Europeu (BCE), onde o presidente Mario Draghi vai revelar a sua estratégia para a compra de dívida pública dos países do euro e, por outro lado, haverá a reunião de Rajoy com “a chanceler alemã toda-poderosa”.

Fontes governamentais espanholas citadas pelo Expansion disseram que não sabem o que esperar do dia de amanhã porque Merkel nem é a favor de uma maior intervenção do BCE nem quererá acelerar um resgate a Espanha.

Antes de apoiar qualquer ajuda à economia espanhola, a Alemanha quer mais dados sobre as necessidades de Espanha e também quer esperar pelo final da auditoria aos bancos espanhóis, que ainda está a ser realizada pela consultora Oliver Wyman. Além disso, Berlim quererá ainda esperar pela decisão do Tribunal Constitucional alemão quanto à legalidade do pacto europeu de disciplina orçamental do Mecanismo Europeu de Estailidade (MEE), agendada para o próximo dia 12 deste mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório