Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ex-ministro chinês condenado à morte por corrupção

O ex-ministro dos Caminhos de Ferro chinês, Liu Zhijun, foi hoje condenado à morte com pena suspensa por dois anos por corrupção e abuso do poder, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Ex-ministro chinês condenado à morte por corrupção
Notícias ao Minuto

06:08 - 08/07/13 por Lusa

Mundo Setença

A sentença, que costuma ser comutada em prisão perpétua, foi decretada pelo Tribunal de 1ª Instancia n.º 2 de Pequim.

Liu Zhijun, que foi também membro do Comité Central do Partido Comunista Chinês, está preso desde Fevereiro de 2011.

O tribunal deu como provado que, entre 1986 e 2011, Liu Zhijun aceitou subornos no valor de 64,4 milhões de yuan (8,2 milhões de euros), indicou a Xinhua.

O antigo ministro "ajudou amigos a obter elevados lucros, infligiu perdas colossais ao património público, violando direitos e interesses do Estado e do povo", diz a sentença.

Liu Zhijun, de 60 anos, fez quase toda a sua carreira no Ministério dos Caminhos-de-ferro, um dos mais ricos e poderosos da China, extinto em Março passado.

Como ministro do sector desde 2003, Liu Zhijun presidiu ao acelerado programa de alta velocidade ferroviária e sua liderança foi responsabilizada pelo acidente de Wenzhou, em Julho de 2011, que causou 40 mortos e mais de 100 feridos.

Liu Zhijun foi o mais alto quadro do PCC condenado por corrupção desde que o Presidente chinês, Xi Jinping, assumiu a chefia do partido, em Novembro passado.

A corrupção é uma das principais fontes de descontentamento popular na China.

"Se não conseguirmos controlar bem essa questão, ela poderá ser fatal para o Partido e até causar o colapso do Partido e a queda do Estado", alertou o anterior secretário-geral do PCC, Hu Jintao, no relatório apresentado ao 18.º Congresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório