Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Regresso da pena de morte? Há quem queira em Inglaterra

Os conservadores da extrema-direita britânica apresentaram, no parlamento do país, uma lista de 40 propostas, entre as quais a abolição do uso de burkas, bem como do casamento gay, o regresso do serviço nacional obrigatório e a reintrodução da pena de morte. O pacote de medidas foi alvo de gargalhadas no parlamento britânico e de comentários irónicos de alguns colunistas, ainda assim não deixa de ser perturbador, conta hoje o jornal i.

Regresso da pena de morte? Há quem queira em Inglaterra
Notícias ao Minuto

09:50 - 26/06/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Extrema-direita

Apresentado como uma “alternativa ao discurso da rainha” e uma ajuda para “o pobre David Cameron”, os tories rebeldes da extrema-direita do partido conservador britânico propõem a aplicação de 40 propostas, entre elas a abolição imediata do uso de burkas, a privatização da televisão pública BBC, a introdução do dia nacional de Margaret Thatcher, e a reintrodução da pena de morte, revela hoje o i.

Além destas, os tories sugerem ainda o regresso do serviço social cívico obrigatório, a responsabilização dos pais pelos crimes dos filhos, a abolição do casamento gay, a eliminação do cargo de vice-primeiro-ministro – actualmente ocupado por Nick Clegg - , a proibição de queixas sobre assédio sexual, o abandono da União Europeia, e o impedimento à entrada no país de romenos e búlgaros.

Talvez consciente de que a maioria destas propostas não teria qualquer hipótese de ser aprovada, a voz mais activa da extrema-direita do Partido Conservador, Peter Bone, esclareceu no parlamento britânico que estas sugestões servem para ajudar “o pobre David Cameron” a criar um manifesto com “políticas conservadoras convenientes”.

Alvo de gargalhadas no parlamento, refere o i, este pacote foi também comentado na imprensa do Reino Unido. Um dos cronistas do jornal The Independent escreveu: “Céus, e pensar que eles [rebeldes da extrema-direita] querem trazer de novo a forca! Rapidamente nos damos conta de onde nos pretendem levar. Ao passado, aos anos 50. Uma lei traria de regresso o serviço nacional. O que haverá mais? Abolir as compras aos domingos?”, questiona o colunista, classificando este pacote de “lunático”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório