Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

'Semear nuvens' contra fogos

Uma nova prática de combate a incêndios vai ser aplicada nos fogos florestais na ilha de Sumatra, na Indonésia, cujos fumos estão já a afectar parte do sudeste asiático, designadamente Singapura e Malásia. O governo do país decidiu, por isso, recorrer a chuva artificial a partir de nuvens semeadas.

'Semear nuvens' contra fogos
Notícias ao Minuto

21:05 - 19/06/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

As sucessivas promessas do governo de Jacarta no sentido de controlar as habituais queimadas ilegais, principalmente em plantações de óleo de palma, na ilha de Sumatra (Indonésia), não passaram disso mesmo e este ano mais incêndios voltaram a cobrir de fumo países vizinhos como Singapura e Malásia.

Este fenómeno é frequente nas estações secas no arquipélago da Indonésia, sendo a maior parte dos incêndios provocados deliberadamente por agricultores e empresas para preparar as terras para o cultivo.

Neste sentido, e face à pressão desses países, o governo indonésio anunciou hoje que vai recorrer a chuva artificial para combater os fogos e reduzir os elevados índices de poluição atmosférica que, consequentemente, afectam a economia e a saúde pública. Esta nova tecnologia de ‘semear nuvens’ vai centrar-se, sobretudo, na província de Riau, sendo que o sucesso da mesma dependerá do estado do tempo, o mesmo será dizer que são necessárias muitas nuvens.

Depois, como explicou o representante do Ministério do Meio Ambiente indonésio, Raffles Panjaitain, vários helicópteros injectarão químicos nas nuvens provocando a formação de cristais de gelo que darão origem à chuva artificial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório