As sucessivas promessas do governo de Jacarta no sentido de controlar as habituais queimadas ilegais, principalmente em plantações de óleo de palma, na ilha de Sumatra (Indonésia), não passaram disso mesmo e este ano mais incêndios voltaram a cobrir de fumo países vizinhos como Singapura e Malásia.
Este fenómeno é frequente nas estações secas no arquipélago da Indonésia, sendo a maior parte dos incêndios provocados deliberadamente por agricultores e empresas para preparar as terras para o cultivo.
Neste sentido, e face à pressão desses países, o governo indonésio anunciou hoje que vai recorrer a chuva artificial para combater os fogos e reduzir os elevados índices de poluição atmosférica que, consequentemente, afectam a economia e a saúde pública. Esta nova tecnologia de ‘semear nuvens’ vai centrar-se, sobretudo, na província de Riau, sendo que o sucesso da mesma dependerá do estado do tempo, o mesmo será dizer que são necessárias muitas nuvens.
Depois, como explicou o representante do Ministério do Meio Ambiente indonésio, Raffles Panjaitain, vários helicópteros injectarão químicos nas nuvens provocando a formação de cristais de gelo que darão origem à chuva artificial.