Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aparelho que detecta quedas de idosos pode prevenir 40 mil mortes anuais

Um dispositivo que deteta a eventual queda de um idoso e alerta os serviços de emergência poderá ajudar a prevenir anualmente 500.000 hospitalizações e 40.000 mortes prematuras causadas por quedas na Europa, anuncia hoje a Comissão Europeia (CE).

Aparelho que detecta quedas de idosos pode prevenir 40 mil mortes anuais
Notícias ao Minuto

11:03 - 17/06/13 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

Em causa está o Vigi’Fall, um biossensor que se prende, através de um adesivo médico, ao corpo do idoso e que, juntamente com uma série de outros sensores colocados nas paredes da casa, deteta e analisa a natureza da queda e a postura do paciente, alertando de imediato a família ou uma equipa de emergência em caso de necessidade.

"Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem uma queda todos os anos na Europa. Esta é a principal causa de mortes por trauma nessa faixa etária. A intervenção médica imediata é fundamental e pode muitas vezes significar a diferença entre a vida e a morte", explica o fundador da empresa que lidera o consórcio responsável pelo dispositivo, a Vigilio SA, citado num comunicado da CE.

Jean-Eric Lundy, que é também médico do serviço de urgências do Hospital Cochin, em Paris, sublinha que muitos idosos chegam ao hospital "depois de terem estado deitados no chão durante horas sem conseguirem pedir ajuda".

"A deterioração física e psicológica que se segue é, muitas vezes, irreparável. A capacidade de intervir rapidamente e fornecer a assistência médica necessária pode assegurar que uma queda não tenha um impacto permanente sobre a qualidade de vida da pessoa", adianta.

A novidade do Vigi'Fall em relação a outros sistemas de teleassistência para idosos é que não precisa que o idoso carregue num botão para avisar da queda.

O dispositivo, que pode ser usado pelo utilizador de forma permanente e não-invasiva, baseia-se num sistema de sensores.

Se o idoso cair, para além do sinal emitido pelo biossensor, os sensores de parede detetam a ausência de movimento e transmitem um sinal para a caixa de controlo central, também no interior da casa, que liga automaticamente, via telefone, a um enfermeiro ou um ‘call center’, pode ler-se no comunicado da CE.

"Utilizável mesmo no chuveiro e carregado por baterias de alta potência, o dispositivo - uma vez colocado sobre a pele - pode ser simplesmente esquecido", acrescenta o comunicado.

Financiado em dois milhões de euros pela CE, o Vigi’Fall foi construído por um consórcio liderado pela francesa Vigilio SA e composto por empresas e instituições académicas de cinco países europeus.

Os responsáveis estimam que venha a ser usado por três milhões de idosos nos próximos três anos.

O Vigi'Fall será comercializado a partir do final deste ano em França, Portugal, Kuwait e com a equipa de saúde internacional Europ Assistance, estando em negociação a distribuição na Suíça, Dinamarca, Irlanda e Lituânia.

Numa próxima fase, que deverá estar concluída no final de 2014, o aparelho permitirá ainda monitorizar a pulsação do idoso.

Desde 2007, a CE já investiu cerca de 50 mil milhões de euros em projetos de desenvolvimento e inovação para suportar a competitividade da economia europeia e estender as fronteiras do conhecimento humano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório