Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O famoso aperto de mão entre Trump e Macron "não foi inocente"

Numa entrevista ao Journal du Dimanche, o Presidente francês admitiu que, ao apertar a mão de Trump com tanta força, teve o objetivo de marcar uma posição.

O famoso aperto de mão entre Trump e Macron "não foi inocente"
Notícias ao Minuto

18:15 - 28/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

Normalmente, o famoso aperto de mão do Presidente norte-americano, Donald Trump, caraterizado pela força utilizada, costuma intimidar a pessoa cumprimentada. No entanto, desta vez, parece que Trump encontrou um adversário à altura: Emmanuel Macron.

O aperto de mão entre o Presidente francês e o seu homólogo norte-americano, que se encontraram na passada quinta-feira na embaixada dos Estados Unidos em Bruxelas, tornou-se viral nas redes sociais, depois de a força, de parte a parte, ter sido tanto que os nós dos dedos de ambos ficaram brancos.

Muito se especulou sobre o valor simbólico de tal cumprimento, visto por muitos como uma demonstração de poder por parte de Macron, que admitiu que o momento “não foi inocente” e que se tratou de um “momento de verdade”.

Numa entrevista ao jornal francês Journal du Dimanche, o Presidente francês afirmou que procurou ganhar o respeito de Donald Trump e “mostrar que não iria fazer pequenas concessões, mesmo que simbólicas”.

“Donald Trump, o Presidente turco e o Presidente russo veem as coisas em relações de poder, o que não me incomoda”, afirmou ainda Macron, citado pela BBC. “Não acredito em diplomacia por meio de críticas públicos, mas nos meus diálogos bilaterais não deixo passar nada. É assim que se ganha respeito”, reiterou.

Os dois líderes encontraram-se na passada quinta-feira, na embaixada dos Estados Unidos em Bruxelas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório