Disputa em leilão leva quadro a ser vendido por 99 milhões de euros

Esta foi a obra de Jean-Michel Basquiat vendida por um preço mais elevado até aos dias de hoje.

© Sotheby’s
Mundo Sotheby’s

Um crânio desenhado num fundo maioritariamente azul mas onde as cores saltam à vista, numa imagem inquietante, é o mote do quadro de Jean-Michel Basquiat que hoje está nas bocas do mundo. A obra esteve em leilão na madrugada desta sexta-feira e foi vendida por 99 milhões de euros.

PUB

O leilão foi levado a cabo pela Sotheby’s, em Nova Iorque, mas a disputa foi longa e aconteceu entre dois amantes da obra. Um dos possíveis compradores estava na sala onde decorria o leilão, mas outro acompanhou o momento pelo telefone.

O vencedor chama-se Yusaku Maezawa e é fundador da Star Today, uma empresa de comércio online. O milionário de 41 anos é uma das pessoas mais ricas do Japão, segundo a Forbes, e um conhecido colecionador de arte, tendo mesmo criado uma fundação de arte contemporânea em Tóquio onde apoia jovens artistas.

O quadro aderido esta madrugada tem 1,83 metros por 1,73 metros e o leilão começou nos 51 milhões de euros, sendo que o japonês desembolsou quase 100 milhões.

Recorde-se que, até aqui, a obra com um valor mais alto conseguido em leilão por Jean-Michel Basquiat havia sido vendida pela Christie’s por cerca de 51 milhões de euros, em maio de 2016.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser