Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Criada 'Baleia Rosa' para destruir 'Baleia Azul'

A 'Baleia Rosa' foi criada por um designer e uma publicitária brasileiros para combater aquele que é já considerado o 'jogo da morte'.

Criada 'Baleia Rosa' para destruir 'Baleia Azul'
Notícias ao Minuto

23:57 - 28/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Parece que estamos a falar de desenhos animados, mas não. O assunto é sério, ou não tivesse em jogo a vida dos adolescentes que um jogo online tem desafiado sem que se conheçam, para já, os reais impactos do mesmo.

O polémico jogo 'Baleia Azul' surgiu numa rede social russa e tem conquistado adeptos por todo o mundo. O objetivo é cumprir ‘tarefas’ com a necessidade de se marcarem letras, símbolos e palavras no corpo, através de cortes. A última etapa do jogo é o suicídio.

O jogo não será novo, mas parece ter chegado agora a Portugal, tendo sido conhecidos dois casos em apenas um dia. O de uma jovem de 18 anos que estaria a tentar cumprir a última etapa do jogo - o suicídio -, em Albufeira, e o de um rapaz que foi levado para o hospital de Setúbal com marcas de mutilações nos braços, algo que estará relacionado com o jogo. Foi criada entretanto uma página de Facebook, 'Baleia Rosa', cujo principal objetivo é propor desafios que combatam o jogo 'Baleia Azul', numa espécie de luta entre o bem e o mal.

A 'Baleia Rosa' foi criada por um designer e uma publicitária brasileiros que trabalham juntos. Os dois contaram à Globo que a página tem recebido muitas mensagens de crianças a pedir ajuda e, por isso, não querem identificar-se para não dar um rosto à página.

A missão da página é alertar as crianças para não entrarem em jogos perigosos como o da 'Baleia Azul'.  "Estamos também a procurar um caminho profissional porque estamos a falar com pessoas que estão a passar por situações muito difíceis e queremos arranjar uma forma de ajudar", acrescentaram os criadores da página que se encontra disponível também no Twitter e no Instagram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório