Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quase cem crianças encontradas a morrer à fome em orfanato bielorrusso

O caso está a chocar o país. Diretores negam responsabilidades e dizem que falta dinheiro para alimentar as crianças com recurso a sondas.

Notícias ao Minuto

23:54 - 23/04/17 por Carolina Rico

Mundo Minsk

Já tínhamos noticiado que quase 100 crianças e adolescentes foram encontrados perto de morrer à fome num orfanato em Minsk, na Bielorrússia. Agora, surgem (chocantes) imagens que o atestam.

Entre as crianças severamente malnutridas há adolescentes com 15 quilos e uma jovem de 27 anos tinha apenas 11 quilos e meio, peso normal para um bebé com dois ou três anos.

No entanto, os responsáveis pelo orfanato negam responsabilidades. Dizem que devido a problemas psicológicos as crianças sempre recusaram alimentação e o orfanato não tem dinheiro para adquirir equipamento para alimentação intravenosa.

“Estas crianças nunca andaram. Estão constantemente na cama. Não têm músculos”, disse uma das diretoras do orfanato, Ella Borisova, citada pelo The Guardian.

A polémica surgiu quando um grupo de jornalistas foi convidado a assistir a uma partida de futebol solidária que pretendia angariar fundos para a aquisição de alimentação via sonda.

A revista bielorrussa Imena divulgou algumas fotografias das crianças que se pretendia ajudar, mas algumas eram demasiado chocantes para a publicação.

Foi lançada de imediato uma investigação policial, mas até ao momento apenas dois diretores foram demitidos e um terceiro foi alvo de reprimenda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório