Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

François Hollande: "Estamos convencidos de que é terrorismo"

O presidente francês falou há minutos aos jornalistas na sequência do ataque levado a cabo esta quinta-feira no centro de Paris e que provocou a morte de um polícia.

François Hollande: "Estamos convencidos de que é terrorismo"
Notícias ao Minuto

22:29 - 20/04/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Mundo França

François Hollande, presidente francês, fez há minutos uma declaração ao país, após uma reunião de emergência com o seu gabinete, e aponta para um crime com motivações terroristas.

"Estamos convencidos" de que as pistas, indicou, apontam para "um ataque de caráter terrorista". "O perpetrador foi eliminado", esclareceu.

Hollande sublinhou, ainda, que foi convocado um Conselho de Defesa nacional para esta sexta-feira de manhã.

O chefe de Estado lamentou a morte do agente de autoridade, enviando condolências à família e garantindo que lhe será prestada "uma homenagem nacional".

"Os meus pensamentos vão para a família do polícia morto e os entes próximos dos feridos", disse ainda Hollande, manifestando confiança e solidariedade para com as forças de segurança do país. "Todas as medidas que podem ser tomadas foram tomadas", garantiu Hollande.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje à noite o tiroteio nos Campos Elísios, em Paris., através do seu órgão de propaganda, a agência AMAQ.

O autor dos disparos contra os polícias, que provocou a morte de um e ferimentos graves em dois outros, foi morto por outros agentes da polícia francesa.

As autoridades afirmaram que o autor do ataque estava identificado como extremista e referiram que o homem aparentemente atuou sozinho.

A procuradoria francesa anunciou ter aberto uma investigação de terrorismo ao incidente, que ocorreu cerca das 21:00 locais, menos uma hora em Lisboa.

O ataque ocorre a três dias da primeira volta das tensas eleições presidenciais em França, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

[Notícia atualizada às 23h02]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório