Meteorologia

  • 22 JULHO 2017
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 22º

Edição

Austrália endurece requisitos para adquirir cidadania

O Governo da Austrália anunciou hoje o agravamento dos requisitos para a obtenção da cidadania do país, dois dias depois de aumentar as exigências para conceder vistos temporários de trabalho.

Austrália endurece requisitos para adquirir cidadania
Notícias ao Minuto

06:39 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Vistos

"A cidadania australiana tem de refletir os valores australianos", disse o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, em conferência de imprensa, realçando que o país, ao contrário de outros, não se define pela etnia, religião ou cultura.

"Definimo-nos pelo nosso compromisso com os valores comuns, os valores políticos, o estado de Direito, a democracia, o respeito mútuo, a igualdade entre homens e mulheres, e o nosso processo de cidadania deve refletir isso", explicou Turnbull.

As novas medidas vão exigir um mínimo de quatro anos de residência permanente, ao invés dos 12 meses atuais, e um exame de inglês que comprove domínio do idioma.

Os aspirantes também terão de demonstrar que partilham "os valores australianos" e que contribuem para a comunidade, mediante a apresentação de provas de emprego contínuo, declarações de impostos e participação dos filhos na vida escolar.

A nova legislação vai limitar a três o número máximo de vezes que alguém se pode candidatar ao teste de cidadania, que incluirá novas perguntas, submetidas a consulta pública, para refletir compreensão dos valores e responsabilidades do cidadão.

O Governo vai reforçar as verificações dos antecedentes criminais dos candidatos e negará a cidadania a pessoas com antecedentes de violência doméstica ou atividades ligadas ao crime organizado.

Na terça-feira, Camberra anunciou um agravamento dos requisitos para a entrada de trabalhadores estrangeiros, reduzindo o número de profissões exigíveis e a possibilidade de optar pela residência permanente.

Campo obrigatório