Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Japão e Rússia abordam segurança e disputa territorial de longa data

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa do Japão e da Rússia reuniram-se hoje para abordar a segurança regional e a longa disputa territorial que mantêm os dois países.

Japão e Rússia abordam segurança e disputa territorial de longa data
Notícias ao Minuto

06:41 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Ministro

O encontro de um dia acontece quando Tóquio e Moscovo trabalham para pôr termo a uma disputa territorial de décadas que bloqueia um acordo de paz, ao mesmo tempo que uma série de países, incluindo o Japão e Rússia, analisa a melhor forma de lidar com o lançamento de mísseis balísticos e com os testes nucleares realizados pela Coreia do Norte.

De acordo com fontes oficiais de ambas as partes, as conversações entre os quatro ministros vão focar-se sobretudo na segurança regional.

"Vamos oferecer o nosso ponto de vista sobre o destacamento de um sistema de defesa de mísseis na região do Pacífico", indica um comunicado da diplomacia russa, em referência ao plano dos Estados Unidos e da Coreia do Sul de instalar um sistema antimíssil (THAAD).

Washington e Seul garantem que têm objetivos meramente defensivos, mas Pequim e Moscovo mostraram-se contra.

O mesmo comunicado da diplomacia russa refere que os esforços no combate ao terrorismo e ao tráfico de droga também figuram da agenda dos ministros reunidos em Tóquio.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, reuniu-se com o homólogo russo, Sergei Lavrov, enquanto o titular da pasta da Defesa nipónica, Tomomi Inada, estará com Sergei Shoigu, responsável russo da Defesa. Posteriormente, os quatros ministros deverão realizar-se uma reunião conjunta.

A última vez que o Japão e a Rússia realizaram conversações "dois mais dois" foi em novembro de 2013. Esses encontros foram suspensos, na sequência da guerra no leste da Ucrânia, dado que o Japão se juntou às sanções contra Moscovo.

O diálogo em Tóquio não deverá resultar em avanços no diferendo bilateral sobre as ilhas Kurilas (Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai).

Estes ilhotes, ricos em recursos naturais, foram anexados pela antiga União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial, mas Tóquio reclama as quatro ilhas mais a sul, que denomina "Territórios do Norte".

A diplomacia japonesa referiu ainda que Tóquio vai manifestar a sua preocupação sobre as atividades militares russas nas ilhas disputadas.

Fontes oficiais japonesas indicaram ainda que no encontro vai ser debatida a visita do primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, a Moscovo, prevista no final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório