Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Antigo presidente do Irão vê virtudes em Trump

O antigo presidente ultraconservador iraniano Mahmoud Ahmadinejad escreveu hoje uma carta aberta ao presidente norte-americano Donald Trump em que reconhece as virtudes de este ter descrito "honestamente" o sistema político dos Estados Unidos de "corrompido".

Antigo presidente do Irão vê virtudes em Trump
Notícias ao Minuto

13:35 - 26/02/17 por Lusa

Mundo Mahmoud Ahmadinejad

"Vossa excelência [Trump] descreveu honestamente o sistema político dos Estados Unidos e a estrutura eleitoral como corrompida e contra [os interesses] públicos", escreveu na carta aberta publicada em persa e em inglês no seu sítio oficial na Internet.

"O sistema eleitoral norte-americano durante dezenas de anos serviu-se da voz do povo em proveito de certas minorias", salientou.

O ex-presidente iraniano cuja reeleição em 2009 foi contestada e provocou diversos atos de violência, exortou Trump a pôr fim às intervenções norte-americanas no Médio Oriente e a terminar com a "arrogância" dos seus antecessores.

Sobre o decreto de Donald Trump de interditar a entrada nos Estados Unidos de pessoas provenientes de sete países de maioria muçulmana, entre os quais o Irão, Ahmadinejad disse que a presença de mais de um milhão de iranianos que vivem em solo norte-americano "desempenham um papel maior no desenvolvimento" daquele país.

Mahmoud Ahmadinejad foi presidente do Irão de 2005 a 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório