Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Governo timorense apoiou quase 800 famílias afetadas por mau tempo

Cerca de 800 famílias em sete municípios timorenses receberam apoio de emergência do Governo, incluindo para reconstrução de casas danificadas devido às chuvas e ventos intensos do início deste mês que causaram cinco mortos e vários feridos.

Governo timorense apoiou quase 800 famílias afetadas por mau tempo
Notícias ao Minuto

09:14 - 24/02/17 por Lusa

Mundo Emergência

Agostinho Cosme Belo, diretor nacional da Gestão de Riscos de Desastres do Ministério da Solidariedade Social, explicou à Lusa que o número final de famílias afetadas está ainda a ser determinado, com várias equipas de emergência destacadas para apoiar as populações.

"Os dados preliminares apontam que cerca de 800 famílias ficaram afetadas. Estamos ainda a completar a verificação", explicou.

Belo referiu que várias centenas de famílias já receberam apoio alimentar, não alimentar e financeiro do executivo para ajudar a lidar com a emergência e para que possa começar a reconstruir as suas casas.

"O apoio total será distribuído quando tivermos todos os dados verificados", explicou.

Em Ermera foram danificadas pelo menos 54 casas, em Manufahi foram afetadas 158 casas e várias casas em Ainaro, Aileu e Lautem.

Na região de Atsabe, Ermera, o Ministério da Solidariedade Social, através do Centro de Solidariedade Social do município (CSSME), entregou apoio de emergência a 155 famílias, com produtos alimentares, estando a ser avaliadas as necessidades de materiais de construção para recuperar as casas danificadas.

Apoios idênticos foram canalizados para famílias em Díli e ainda nos municípios de Aileu, Ainaro, Baucau, Same e Lautem, como primeira resposta ao mau tempo que assolou essas zonas no início de fevereiro.

No caso de Díli o apoio foi entregue, simbolicamente, pelo vice-ministro da Solidariedade Social, Miguel Marques Gonçalves "Manetelu", que entregou apoio alimentar e material de construção básica.

O Governo explica que, neste caso, cada família vai receber uma contribuição financeira de 368 dólares dos quais 150 dólares para pagar mão-de-obra e os restantes para compra de material de construção.

No passado dia 10 os Ministérios do Interior e da Solidariedade Social deram conta de um primeiro balanço provisório do impacto do mau tempo que assolou vários pontos do país e que até 08 de fevereiro causou cinco mortos (quatro em Baucau - incluindo uma mãe e um filho - e um em Ermera) e cinco feridos (três em Baucau e dois em Ermera).

Domingos Pinto, diretor-geral dos Serviços Operacionais explicou terem chegado relatos de incidentes provocados pelo mau tempo de praticamente todo o país, causados por chuvas intensas e ventos fortes que provocaram desmoronamentos, quedas de árvores e danos importantes a centenas de casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório