Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Tampodka' é a nova moda da bebedeira entre os jovens

Chama-se ‘vodka tamponing’ ou ‘tampodka’ e é uma prática ainda pouco conhecida em Portugal. No entanto, na vizinha Espanha têm sido muitos os casos de jovens que mergulham tampões em álcool e os inserem no corpo, o que permite uma rápida absorção do álcool por parte do organismo e, por conseguinte, ficar muito bêbado em pouco tempo.

'Tampodka' é a nova moda da bebedeira entre os jovens
Notícias ao Minuto

08:14 - 20/05/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Álcool

A prática denominada ‘tampodka’ ou ‘vodka tamponing’ está a tornar-se no novo ‘hit’ entre os jovens europeus. Em Espanha já foram muitos os aventureiros que foram parar às urgências por inserirem dentro do corpo tampões, normalmente utilizados durante as menstruações, embebidos em vodka ou whisky. Este método tem vindo a ganhar adeptos pois permite atingir um ponto de bebedeira bastante elevado em muito pouco tempo, explicou Ana Feijão, da Unidade de Alcoologia de Coimbra, ao Diário de Notícias.

“O álcool é constituído por moléculas muito pequenas e entra facilmente em todas as mucosas”, referiu a especialista para explicar porque razão muitos jovens têm optado por inserir tampões embebidos em álcool na vagina ou até mesmo no ânus.

Apesar de na Alemanha ter sido tornado público o caso de uma jovem que desmaiou durante um festival de música por apresentar uma elevada taxa de álcool no sangue via ‘tampodka’, em Portugal ainda não são conhecidos quaisquer casos semelhantes, garantiu do Diário de Notícias João Goulão, presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório