Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Exército não consegue controlar caos em Espírito Santo. Mortes continuam

Vive-se um autêntico clima de anarquia nas ruas de várias cidades em Espírito Santo.

Exército não consegue controlar caos em Espírito Santo. Mortes continuam
Notícias ao Minuto

08:45 - 09/02/17 por Carolina Rico

Mundo Brasil

Há nove dias consecutivos que o estado brasileiro de Espírito Santo está mergulhado no caos.

Os agentes da Polícia Militar brasileira estão proibidos por lei de fazer greve, mas em seu nome familiares e amigos bloquearam os quartéis para exigir melhores salários, o que impediu o patrulhamento das ruas.

Desde aí, as ruas da capital Vitória e várias outras cidades são palco de violência e pilhagens. O último balanço do jornal Globo, que cita o sindicato da Polícia Civil, dá conta de 95 mortes.

Devido à grande insegurança, não há transportes públicos a circular e os bancos, centros comerciais, escolas e mesmo hospitais públicos estão de portas fechadas.

Foram enviados mil militares do Exército para tentar repor a ordem, mas o governador interino do estado brasileiro do Espírito Santo, César Colnago, já disse que são precisos mais. O Ministério da Defesa acedeu em enviar mais 550 militares das Forças Armadas.

Entretanto foi esta noite dado o primeiro passo para o fim do protesto. Os secretários do governo do Espírito Santo as famílias dos polícias militares reuniram-se esta quarta-feira à noite e abriram espaço para negociação.

A conversa decorreu à porta fechada e terminou sem acordo, mas com uma nova reunião marcada para as 14h00 desta quinta-feira, com a contra proposta do governo.

"Estou muito confiante nas mulheres e nos polícias de que nós vamos conseguir, com bom senso, restaurar a sanidade, porque estamos a viver em estado de insanidade", afirmou o secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório