Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Mais antigo dinossauro de 'cabeça dura' descoberto no Canadá

Chama-se Acrotholus e a sua descoberta foi, esta quarta-feira, anunciada na revista Nature. Este dinossauro, do tamanho de um cão, tinha o crânio em forma de cúpula e é o mais antigo dinossauro de ‘cabeça dura’ até hoje identificado nas Américas.

Mais antigo dinossauro de 'cabeça dura' descoberto no Canadá
Notícias ao Minuto

09:21 - 09/05/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paleontologia

De pequeno porte, mas com um peso médio de 40 quilos, este dinossauro era, há 85 milhões de anos’, um dos mais temidos. A sua descoberta deveu-se a um fóssil encontrado em Alberta, no Canadá, conta o Diário de Notícias.

Com o nome científico de Acrotholus, o dinossauro ontem anunciado é o mais antigo dinossauro de ‘cabeça dura’ até hoje identificado nas Américas. A sua maior particularidade está na cabeça: o animal possuía um osso com dez centímetros em forma de cúpula, que, segundo defendem os cientistas, era usado como forma de defesa em lutas ou mesmo como ritual de acasalamento.

Há meio século que os historiadores procuravam a natureza do osso com forma de cúpula, mas só em 2008, quando um estudante de paleontologia da Universidade de Toronto descobriu um osso idêntico mas em melhor estado, foi possível perceber que se tratava de uma espécie de dinossauro até então desconhecida.

O novo dinossauro foi ontem apresentado por David Evans, do Royal Ontario Museum, e Michael Ryan, do Cleveland Museum of Natural History, nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório