Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

As palavras que mais usamos têm 15 mil anos

Há palavras que são utilizadas desde a Idade do Gelo, de acordo com um estudo de investigadores ingleses. Os antepassados dos europeus utilizavam determinadas palavras que são ainda reconhecíveis actualmente nas línguas modernas, escreve a AFP.

As palavras que mais usamos têm 15 mil anos
Notícias ao Minuto

08:28 - 08/05/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Linguistas britânicos descobriram que os povos que viveram na Europa há 15 mil anos falavam uma espécie de língua comum e que muitas palavras são ainda hoje reconhecíveis nas línguas modernas.

Alguns nomes, verbos, adjectivos e advérbios são oriundos, em grande parte de forma imutável, das palavras de uma língua comum aos homens que viveram há 15 mil anos, explicou Mark Pagel, professor de biologia evolutiva da Universidade de Reading, no Reino Unido, e principal autor deste estudo.

Algumas destas palavras, como 'I', 'you', 'we', 'mother', 'man' e 'bark' ('eu', 'tu', 'nós', 'mãe', 'homem' e 'ladrar'), mantêm o mesmo sentido ou quase o mesmo som que tinham na época.

Os investigadores usaram um modelo matemático para determinar a frequência do recurso a palavras especificas, concluindo que algumas das expressões mais usadas mudaram tão lentamente com o passar do tempo que ainda se reconhecem traços do seu passado de mais de dez mil anos.

Essas palavras apontam para a existência de uma grande família que unifica sete grupos linguísticos na Eurásia, revelaram os cientistas.

Em estudos anteriores, Mark Pagel demonstrou a evolução das 7 mil línguas faladas actualmente, revelando a utilização da linguagem e por que razão algumas palavras desapareceram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório