Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Governo da Colômbia começa diálogo com guerrilha do ELN em janeiro

A delegação do Governo da Colômbia para o diálogo com a guerrilha do Exército da Libertação Nacional (ELN) anunciou na quinta-feira que as negociações entre as duas partes vão ser retomadas em 10 de janeiro de 2017.

Governo da Colômbia começa diálogo com guerrilha do ELN em janeiro
Notícias ao Minuto

03:23 - 01/12/16 por Lusa

Mundo Acordo

Em comunicado, a delegação do Governo sublinha também que espera que "dentro de pouco tempo seja libertado Odin Sánchez", antigo congressista sequestrado pela ELN.

O Governo e a ELN tinham acordado iniciar negociações a 27 de outubro em Quito, Equador, mas o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, adiou a viagem da delegação que vai dirigir as negociações à espera da libertação do antigo congressista.

A 7 de novembro, o comandante da ELN, Nicolás Rodríguez Bautista, conhecido como "Gabino", condicionou a libertação do antigo congressista ao indulto de dois guerrilheiros pelo Governo colombiano.

No comunicado de quinta-feira, a delegação do Governo afirma que os casos de indultos "devem cumprir estritamente com as condições previstas na lei vigente".

O Governo agradece também ao Equador e a outros países envolvidos no processo (Brasil, Chile, Cuba, Noruega e Venezuela) o "acompanhamento constante e apoio" para iniciar a fase pública de diálogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório