Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Europol detém 36 pessoas e apreende milhões a rede de tráfico de droga

As polícias de três países europeus detiveram 36 pessoas e apreenderam ouro, drogas, armas e dinheiro numa operação que desmantelou uma rede de tráfico de droga e lavagem de dinheiro entre Marrocos e a Europa, anunciou hoje a Europol.

Europol detém 36 pessoas e apreende milhões a rede de tráfico de droga
Notícias ao Minuto

12:55 - 29/11/16 por Lusa

Mundo Autoridades

As detenções e apreensões foram feitas na semana passada e envolveram 450 agentes policiais em França, na Bélgica e na Holanda.

Segundo a Europol, o grupo utilizava automóveis para transportar o dinheiro obtido com a venda de drogas naqueles três países, cerca de um milhão de euros por mês.

O dinheiro era enviado para Marrocos através de "canais financeiros não regulados" no Médio Oriente.

As autoridades belgas informaram por seu turno que cerca de 400 milhões de euros de dinheiro proveniente do tráfico circulou entre cidades, com grandes somas transferidas através do Dubai e lavadas em empresas de fachada em Casablanca.

No total, segundo a Europol, foram apreendidos 5,5 milhões de euros em dinheiro, ouro no valor de 800.000 euros, 20 quilos de cocaína e três armas semiautomáticas.

Só na Bélgica, 11 operações policiais envolvendo quase 100 agentes permitiram a apreensão de três milhões de euros, sete veículos, 78 peças de equipamento informático e duas armas de fogo e a detenção de sete pessoas.

Artigos de luxo, como carteiras Louis Vuitton e relógios Rolex, foram também apreendidos.

A rede chamou a atenção da justiça em junho de 2015 em Marselha, no sul de França, quando dois cidadãos franceses foram intercetados perto de Avignon, a norte, na posse de uma avultada quantia de dinheiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório