Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Japão abate 320 mil animais por causa da gripe das aves

As autoridades japonesas decidiram hoje abater mais de 320 mil aves depois de terem sido detetados dezenas de animais infetados com o vírus da gripe aviária, naquele que é o primeiro caso do género em dois anos no país.

Japão abate 320 mil animais por causa da gripe das aves
Notícias ao Minuto

06:30 - 29/11/16 por Lusa

Mundo Vírus

As aves infetadas com o vírus do tipo H5 são patos e frangos e foram detetadas no norte do Japão, segundo o Ministério do Ambiente.

As autoridades encontraram mais de 40 animais mortos e detetaram outros infetados com o mesmo vírus em duas quintas que se dedicam à criação e venda de aves.

Em redor das duas quintas há 67 aviários e outras instalações de criação de aves que albergam 900 mil animais neste momento.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ordenou aos ministérios e agências competentes do Governo que adotem as medidas de quarentena pertinentes.

O Governo havia elevado na semana passada para o nível máximo o alerta por causa do vírus da gripe das aves, o que fez pela primeira vez desde 2014, depois de ter sido detetado o H5N6, considerado altamente contagioso, em diversos pontos do país.

Além destas aves destinadas ao consumo, foram já encontrados mortos dois cisnes num jardim zoológico e um cisne selvagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório