Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Grécia em greve geral 'transfere' Dia do Trabalhador para a semana

A Grécia vive esta quarta-feira a sua segunda greve geral deste ano em protesto contra os cortes orçamentais, convocada pelos principais sindicatos, aproveitando que o feriado do Dia do Trabalhador foi ‘transferido' para a semana por coincidir com a Páscoa ortodoxa.

Grécia em greve geral 'transfere' Dia do Trabalhador para a semana
Notícias ao Minuto

10:44 - 01/05/13 por Lusa

Mundo Protestos

Está prevista para hoje uma manifestação no centro de Atenas, na praça de Klathmonos, convocada pelos principais sindicatos, o Klathmonos, do sector público, e o GSEE, do privado.

Os transportes públicos sofriam já os efeitos com o registo de paralisações, ainda que não totais, já que os autocarros funcionam entre as 09h00 e as 21h00 locais (07h00 e 19h00 em Lisboa), juntando-se os seus trabalhadores à greve no turno da noite.

Esta foi uma opção do sindicato para facilitar a participação massiva nas manifestações.

As operadoras do metro e do comboio suburbano acordaram, por outro lado, fazer uma paralisação no horário contrário, ficando parados até às 21h00 locais (19h00 em Lisboa).

Os hospitais apenas prestam os serviços mínimos. Já as farmácias encontram-se encerradas em Atenas, mas não em Piraeus, onde funcionam com normalidade.

Todo o transporte marítimo está paralisado desde a meia-noite, sendo que os barcos vão continuar atracados até ao final da greve.

O tráfego aéreo, por outro lado, funciona normalmente. Segundo uma porta-voz do aeroporto de Atenas, que falou à agência noticiosa Efe, os trabalhadores do transporte aéreo não aderiram à greve convocada para hoje.

A greve decorre apenas três dias depois de o Parlamento ter aprovado novos cortes orçamentais acordados entre o Governo e a ‘troika' que prevêem, entre outros, a redução de 15 mil funcionários públicos até 2014, dos quais 4.000 em 2013.

Os funcionários a reduzir deverão ser os sancionados por corrupção ou incompetência, os encaminhados para a aposentação voluntária ou as vítimas da eliminação do seu posto após o encerramento de dezenas de organismos públicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório