Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Caças turcos participam na operação de reconquista de Mossul

As forças armadas turcas integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unido, na operação contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) em Mossul (Iraque), afirmou hoje o primeiro-ministro turco.

Caças turcos participam na operação de reconquista de Mossul
Notícias ao Minuto

12:04 - 18/10/16 por Lusa

Mundo Iraque

Binali Yildrim lembrou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tinha anunciado na segunda-feira que o país ia participar "na operação e na mesa" de negociações.

"Agora mesmo, na primeira linha desta operação estão as milícias turcas, treinadas em Bashika (base militar turca no norte do Iraque). São os 'Combatentes de Ninive', que participam juntamente com os 'Peshmerga' (forças regulares do Curdistão Iraquiano autónomo", disse.

O primeiro-ministro turco acrescentou que as forças armadas turcas integraram as "intervenções aéreas" da coligação.

"Aqueles que disseram 'a Turquia não tem nada a fazer em Mossul' tiveram agora a sua resposta", concluiu.

Na passada sexta-feira, Erdogan garantiu que tinha comunicado à coligação internacional a vontade da Turquia de participar na reconquista de Mossul.

Se a participação turca não fosse aceite - adiantou -, Ancara poria em marcha "um plano B ou, se não funcionar, um plano C", sem concretizar estas opções.

Na segunda-feira, Erdogan reiterou novamente que a Turquia não seria "responsabilizada pelas consequências" se o exército iraquiano tentasse expulsar o EI de Mossul sem contar com Ancara.

O governo iraquiano, que lidera o ataque à cidade, sob domínio do EI desde junho de 2014, exigiu que a Turquia retire as tropas de Bashika.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório