Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia finlandesa desculpa-se por ter posto Putin na "lista negra"

A polícia finlandesa desculpou-se esta quinta-feira por ter colocado por engano o nome do presidente russo, Vladimir Putin, numa ‘lista negra’ interna de criminosos, considerando que se tratou de "um erro grave".

Polícia finlandesa desculpa-se por ter posto Putin na "lista negra"
Notícias ao Minuto

17:33 - 11/04/13 por Lusa

Mundo Insólito

"A polícia cometeu um erro quando colocou o nome de Vladimir Putin na sua base de dados de suspeitos", afirmou a polícia em comunicado, admitindo que "não havia razão legal para o fazer" e que "lamenta o uso errado da lista".

O director nacional da polícia, Mikko Paatero, afirmou em declarações ao canal YLE que foi um "erro grave", acrescentando que ainda está por apurar como é que o nome de Putin surgiu na lista há cerca de duas semanas, acabando por ser apagado na quarta-feira quando foi detectado pelos meios de comunicação finlandeses.

A base de dados, que não é aberta ao público, contem os nomes de pessoas suspeitas de terem cometido ou participado em crimes puníveis com penas iguais ou superiores a seis meses de prisão.

A Finlândia tem uma relação complicada com a vizinha Rússia, assente numa longa e complexa história que inclui duas guerras nos períodos de 1939-1940 e 1941-1944.

No entanto, os dois países têm ligações económicas importantes. A Finlândia pondera a compra de um reactor nuclear de concepção russa para uma futura central.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório