Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

'Dama de Ferro' passou lua-de-mel em Lisboa

Margaret Thatcher, que morreu esta segunda-feira vítima de um AVC, esteve na capital portuguesa durante a sua lua-de-mel, nos anos 50. Trinta anos mais tarde, a ‘Dama de Ferro’ voltou enquanto primeira-ministra do Reino Unido, mas fez questão de lembrar o que Portugal e Lisboa representavam para si e para o seu marido: “As recordações mais felizes”, cita o Diário de Notícias.

'Dama de Ferro' passou lua-de-mel em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:49 - 09/04/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Óbito

O Mundo despediu-se ontem da figura controversa da ‘Dama de Ferro’ que, com 87 anos, não resistiu a um AVC. Em 1984, foi recebida em Portugal pelo primeiro-ministro de então, Mário Soares, e trinta anos antes tinha visitado o País, não como estadista, mas como recém-casada. Margaret e Denis Thatcher escolheram este país à beira-mar plantado para a sua lua-de-mel.

Durante um jantar em Sintra, já como estadista, Thatcher confidenciou que Lisboa e Portugal representavam para si e para o seu marido “as recordações mais felizes”. Talvez por isso, em 1984, quando esteve pela segunda vez em Portugal, a primeira líder do governo inglês tenha conseguido arranjar tempo para passear pela Baixa da capital, perante a curiosidade de quem a via passar e para aborrecimento dos seus seguranças.

Mais tarde voltou a encontrar-se com Mário Soares, já Presidente da República, mas em Londres. Desse momento o socialista recorda a ‘alegria’ do marido de Thatcher que durante o jantar oficial chegou a cair sobre a mesa, perdido de bêbado, segundo o livro ‘Soares: Democracia’, de Maria João Avillez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório