Procurar

Rumores sobre nova taxa levam cipriotas a fazer fila nos bancos

Cipriotas alarmados voltaram esta sexta-feira a formar longas filas à porta dos bancos depois de rumores de que uma nova taxa iria ser aplicada aos depósitos bancários, mas as autoridades asseguraram que tal não vai acontecer.

Rumores sobre nova taxa levam cipriotas a fazer fila nos bancos

© Lusa

Lusa
05/04/2013 14:19 ‧ há 12 anos por Lusa

Mundo

Crise

O receio de que Chipre não consiga reunir os 5,8 mil milhões de euros exigidos pela 'troika' para emprestar 10 mil milhões de euros ao país traduziu-se hoje de manhã numa especulação crescente que levou muitos cipriotas a acorrerem aos bancos.

O governo emitiu rapidamente uma nota negando os rumores e classificando-os como "injustificados" e "sem fundamento".

"Essa questão nunca foi posta na mesa nem discutida, por isso afirmamos categoricamente que essa questão não existe, nem mesmo ao nível das intenções", assegurou o Ministério das Finanças.

"O memorando foi acordado com a troika e não inclui nenhuma medida adicional que conduza à necessidade de implementar qualquer nova taxa sobre os depósitos", acrescentou, referindo-se ao trio de credores internacionais formado pela União Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Ministério das Finanças assegurou também que as medidas acordadas com o Eurogrupo a 25 de Março para a restruturação do sector bancário da ilha estão a ser aplicadas e que o sistema está a avançar no sentido "da estabilização e da consolidação".

O Banco Central cipriota também negou a existência de quaisquer planos para introduzir uma taxa "geral" sobre os depósitos bancários, assim como a autoridade de supervisão bancária.

Os bancos de Chipre têm estado a funcionar mas com apertados limites à movimentação de capitais desde que reabriram as portas, na semana passada, depois de terem estado quase duas semanas encerrados devido ao risco de uma corrida aos depósitos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10