Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

James Hansen sai da NASA para alertar sobre aquecimento global

O climatologista da agência norte-americana para o espaço e a aeronáutica James Hansen, um dos primeiros a alertar para o aquecimento global, vai retirar-se ao fim de 46 anos de actividade.

James Hansen sai da NASA para alertar sobre aquecimento global
Notícias ao Minuto

10:10 - 03/04/13 por Lusa

Mundo Climatologista

Com 72 anos, Hansen, que dirigiu o Instituto Goddard para os Estudos Espaciais, em Nova Iorque, anunciou a sua saída através de um correio electrónico para o diário New York Times, na segunda-feira.

O jornal informou que Hansen decidiu sair da NASA para ter mais tempo para pressionar de forma efectiva o poder político no sentido de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

A primeira vez que Hansen ficou sob uma proeminente atenção mediática foi em 1988, quando uma muito publicitada audição no Congresso dos EUA sobre a questão das alterações climáticas resultantes da acção humana colocou o assunto na agenda política.

O seu activismo já o colocou em conflito com o governo federal, designadamente quando a administração de George W. Bush quis obrigá-lo ao silêncio em 2005.

Gavin Schmidt, o subdirector do Instituto Goddard, foi citado a dizer que Hansen “esteve na vanguarda de quase todos os avanços conceptuais na ciência do clima durante 40 anos”.

Salientou ainda que “o material que Jim [diminutivo de James] escreveu há 20 anos marcou o tom para o campo [científico] (…) [e que] as previsões que fez tiveram resultados muitos favoráveis”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório