Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Coca-Cola paralisa produção na Venezuela por falta de açúcar

A empresa que produz a Coca-Cola na Venezuela informou que se esgotaram os 'stocks' de açúcar refinado para uso industrial, levando-a a interromper temporariamente a produção de refrigerantes que contêm esse ingrediente.

Coca-Cola paralisa produção na Venezuela por falta de açúcar
Notícias ao Minuto

06:27 - 24/05/16 por Lusa

Mundo Crise

"A falta de açúcar implica a interrupção temporária das linhas de bebidas elaboradas com esta matéria-prima, pelo que se mantém em operação as linhas de produtos sem açúcar, tais como água e coca-cola light", refere o comunicado difundido na segunda-feira.

Na mesma nota, a empresa refere ter sido informada de que "a curto prazo está prevista a recuperação dos 'stocks' de açúcar no país".

A empresa mexicana Coca-Cola Femsa está na Venezuela desde 2003, altura em que comprou a produtora de bebidas Panamerican Beverages, Inc (Panamco) e tem ainda presença noutros países da região como a Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Panamá.

Na Venezuela tem fábricas em várias cidades e emprega mais de 7.000 trabalhadores.

A Venezuela passa atualmente por uma grave crise de escassez e falta de fornecimento de produtos básicos.

São cada vez mais frequentes as queixas de venezuelanos, cidadãos e fabricantes sobre dificuldades para conseguir, no mercado local, alguns produtos como o açúcar, o leite, a farinha, o arroz, a massa, a margarina, o café, entre outros.

Os empresários queixam-se também de dificuldades no acesso a divisas para efetuar as importações, na sequência do férreo sistema de controlo cambial que vigora desde 2003 no país.

O sistema de controlo cambial impede a livre obtenção local de moeda estrangeira e obriga os importadores a recorrerem às autoridades para obterem as respetivas autorizações para aceder aos dólares necessários para importar, um processo que dizem ser também demorado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório