Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Identificado o último membro do quarteto inglês que se juntou ao ISIS

Chama-se El Shafee Elsheikh, tem 27 anos e mudou-se para a Síria em 2012.

Identificado o último membro do quarteto inglês que se juntou ao ISIS
Notícias ao Minuto

23:15 - 23/05/16 por João Oliveira

Mundo Terrorismo

As autoridades britânicas acabam de divulgar a identificação daquele que se acredita ser o último membro do quarteto ‘Beatles’ (como ficaram conhecidos entre os jihadistas pelo seu sotaque britânico) que se alistou nas fileiras do Estado Islâmico.

Segundo o Guardian, o suspeito é El Shafee Elsheikh e vem de White City, zona do oeste londrino. Sabe-se que tem 27 anos e que viajou para a Síria em 2012. Shafee nasceu no Sudão mas mudou-se, juntamente com a família, para o Reino Unido no final da década de 90.

Shafee fará parte de uma célula que tem ficado responsável pela execução e tortura de mais de vinte prisioneiros mantidos em cativeiro. Essas execuções foram gravadas em alta definição e distribuídas pelos órgãos de propaganda do Estado Islâmico.

O pai, que é tradutor em Londres, disse que acreditava que o seu radicalismo era “apenas uma fase” e que o filho estivesse alojado algures na cidade de Aleppo. “Pensávamos que o radicalismo era apenas uma fase. Agora percebos que esta geração sofre de uma crise de identidade. Já não têm uma educação como antigamente e acabam por não se integrar completamente na sociedade. Ao terem uma ascendência muçulmana, facilmente são perguntados se conhecem realmente o fundamento da sua religião, e isso leva-os a querer conhecer a fundo a sua identidade religiosa”, disse.

Dos quatro membros do quarteto ‘Beatles’, um deles (Mohammed Emwazi) já foi abatido pelos drones norte-americanos em novembro do ano passado. Quanto aos outros dois, Alex Kotey não tem um paradeiro conhecido e Aine Davis foi preso o ano passado na Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório