Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Papa Francisco vai receber a mais alta autoridade sunita

O papa Francisco vai receber segunda-feira no Vaticano, pela primeira vez, o xeque Ahmed Al-Tayeb, grande imã de Al-Azhar, a mais alta autoridade do Islão sunita no mundo, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano.

Papa Francisco vai receber a mais alta autoridade sunita
Notícias ao Minuto

15:14 - 19/05/16 por Lusa

Mundo Igreja

"Esta audiência está em preparação e está prevista para segunda-feira", declarou à agência noticiosa France Presse o padre Federico Lombardi, sem adiantar mais pormenores sobre o encontro do papa com o grande imã desta instituição sunita, com sede no Cairo, Egito.

Nunca houve um encontro entre um papa e um grande imã de Al-Azhar.

O encontro marcará o fim do esfriamento das relações entre a instituição sunita e a Santa Sé, que se tornaram delicadas depois das declarações polémicas do anterior líder da Igreja Católica Bento XVI, num discurso em Ratisbonne (Alemanha), em 2006.

As relações foram mesmo interrompidas em 2011, quando a grande Universidade do Cairo reagiu com veemência face à posição pública do pontífice alemão depois de um ataque mortal contra uma igreja copta ortodoxa em Alexandria.

O diálogo foi retomado pouco a pouco desde o início do pontifício de Francisco, com o envio de enviados de ambos os lados.

Em março de 2014, um representante da mesquita, Mahmoud Azab, participou numa iniciativa interconfessional para lançar uma rede de luta contra todas as formas de escravatura moderna e de tráfico de pessoas.

"O diálogo nunca foi interrompido, esteve apenas suspenso", disse o responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório