Procurar

"O único objetivo é tomar à força o que não conquistaram nas urnas"

Dilma já falou ao país.

"O único objetivo é tomar à força o que não conquistaram nas urnas"

© Getty Images

Zahra Jivá
12/05/2016 15:30 ‧ há 9 anos por Zahra Jivá

Dilma que foi afastada do Governo por alegadamente ter mascarado as contas públicas fez a primeira declaração ao país esta quinta-feira à tarde. "Queria dizer a todos os brasileiros/as que foi aberto pelo Senado o processo de impeachment e determinada a suspensão de o exercício do meu mandato pelo prazo máximo de 180 dias", começou por declarar.

A presidente brasileira acusou a Oposição de tentar de todas as formas retirá-la do governo. "Fui eleita presidente por 54 milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros e é nesta condição, na condição de presidente eleita que me dirijo a vocês neste momento decisivo para a democracia brasileira e para o nosso futuro como nação".

"O que está em jogo no processo de impeachment não é apenas o meu mandato, o que está em jogo é o respeito às urnas, a vontade soberana do povo brasileiro e a constituição", assegurou.

Para Dilma, "o que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos, os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens que chegaram às universidades e escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, a realização do sonho da casa própria. O que está em jogo é o futuro do país, a oportunidade e esperança de avançar sempre mais".

"Diante da decisão do Senado, quero mais uma vez esclarecer os factos e denunciar os riscos para o país de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe", referiu.

Mas Dilma não ficou por aqui e deu mais exemplos de como é que a oposição já a tinha tentar remover do seu cargo. "Desde que fui eleita, parte da Oposição inconformada pediu recontagem dos votos, tentou anular as eleições e depois passou a conspirar abertamente para o meu impeachment", declarou.

"O único objetivo é o de tomar à força o que não conquistaram nas urnas. O meu governo tem sido alvo de intensa e incessante sabotagem e assim forjar o meio propício ao golpe".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10