Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Primeiro-ministro turco vai abandonar o cargo

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, vai abandonar a liderança do partido e do país.

Primeiro-ministro turco vai abandonar o cargo
Notícias ao Minuto

13:22 - 05/05/16 por Zahra Jivá

Mundo Governo

Ahmet Davutoglu confirmou a sua demisão, que será anunciada no congresso do seu partido, a 22 de maio. Segundo a imprensa local, o primeiro-ministro turco tomou a decisão depois de uma discussão com o presidente Tayyip Erdogan. O encontro entre os dois aconteceu na quarta-feira.

Uma reunião que durou cerca de duas horas levou a que o primeiro-ministro desde 2014 tenha decidido que também não se vai recandidatar à liderança do partido no congresso extraordinário que se realizará nas próximas semanas, abdicando efetivamente do cargo de primeiro-ministro.

O foco da discussão terá sido a crescente tensão na Turquia devido à crise migratória, além dos ataques terroristas protagonizados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Davutoglu tinha interesse em reafirmar o seu poder nas negociações com o Ocidente para encontrar uma solução para os refugiados, tendo em vista um conjunto de reformas e também a vontade de aprofundar as relações de longo prazo com a Europa. Contudo, Erdogan é visto cada vez mais como um déspota que luta pelo poder.

"Declaro que irei renunciar ao cargo a 22 maio", disse o primeiro-ministro aos jornalistas em Ankara, acrescentando que não será candidato "no próximo congresso tendo em conta as circunstâncias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório