Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Negados vistos a altos funcionários do Governo da Venezuela

A ministra das Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, denunciou hoje que a Embaixada dos EUA em Caracas negou a concessão de visto a altos funcionários do Governo do Presidente Nicolás Maduro, que pretendiam assistir a eventos internacionais multilaterais.

Negados vistos a altos funcionários do Governo da Venezuela
Notícias ao Minuto

20:50 - 04/05/16 por Lusa

Mundo Ministra

A denúncia consta de um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela e em que se classifica a medida como "violando todas as leis internacionais e a Convenção de Viena".

O documento, a que a Agência Lusa teve acesso, acusa a representação diplomática norte-americana de "atacar" a Venezuela e de negar os vistos apesar de ser nos EUA onde estão as sedes da Organização de Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Não podem negar-se a outorgar os vistos, pelo contrário, estão obrigados a facilitar todas as gestões para garantir a participação dos funcionários nos eventos programados nessa nação (EUA)", lê-se ainda na nota.

Segundo Delcy Rodríguez "não é a primeira vez" que ocorrem "irregularidades" da parte da Embaixada norte-americana, mas a atual situação "é muito grave, porque viola o Direito Internacional Público".

No comunicado, que não precisa quantos vistos foram negados nem a quem seriam atribuídos, acrescenta-se que Caracas vai apresentar uma nota de protesto formal a Washington.

"Apenas concedem vistos a opositores (do Governo venezuelano) que permanentemente conspiram para derrubar o Governo constitucional e negam os vistos que legitimamente devem outorgar-se a funcionários do Governo venezuelano. Sabemos que estão atuando como uma máquina de guerra contra o nosso país", conclui a nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório