Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Crise" é a candidata a "Palavra do Ano" em Angola

Os cibernautas angolanos começaram hoje a escolher a "Palavra do Ano" em Angola, votação que decorre na Internet até final de 2016 e que coloca a "crise", numa alusão ao momento vivido no país, como principal candidata.

"Crise" é a candidata a "Palavra do Ano" em Angola
Notícias ao Minuto

20:18 - 04/05/16 por Lusa

Mundo Cibernautas

"A palavra 'crise' é uma forte candidata sem dúvida alguma. Ainda faltam muitos meses até ao final do ano, mas desde já é a palavra que mais nos surge na cabeça, mas quem sabe se até setembro ou outubro outras não podem surgir", disse Paulo Machado Ribeiro, diretor-geral da Plural Editores Angola, do grupo Porto Editora.

A iniciativa, apresentada hoje em Luanda em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação da Língua, representa o alargamento da escolha da "Palavra do Ano", que o grupo já promove anualmente em Portugal, a Angola e a Moçambique.

Na prática, o processo de escolha arrancou hoje, às 18:30, com a disponibilização do sítio de Internet www.palavradoano.co.ao para os cibernautas sugerirem palavras, até 31 de novembro.

Durante o mês de dezembro as dez palavras mais sugeridas pelos cibernautas angolanos estarão em votação, igualmente 'online'.

A palavra mais votada será divulgada durante a primeira semana de janeiro de 2017.

"Estamos a falar de um país com um peso muito importante na língua portuguesa, seja pelo número de habitantes ou pelo território que ocupa, e obviamente que a diversidade e o dinamismo da palavra, cá, vai enriquecer a iniciativa", explicou ainda Paulo Machado Ribeiro, à margem do lançamento da iniciativa, na capital angolana.

A Plural Editores está presente em Angola há cerca de dez anos e atua sobretudo na área da Educação, contando com mais de uma centena de títulos editados exclusivamente para o mercado angolano, que representa 25% das vendas totais do grupo.

"O ano passado editamos 26 títulos, este ano já vamos em metade desse número. Apesar da crise mantemos uma forte presença e a apostar no mercado angolano", assegurou diretor-geral da Plural Editores Angola.

De acordo com o grupo português, o objetivo da iniciativa "Palavra do Ano" é evidenciar a riqueza e o dinamismo criativo da língua portuguesa, "chamando a atenção para a importância que as palavras têm no nosso quotidiano".

Esta iniciativa realiza-se desde 2009 em Portugal, promovida pelo grupo Porto Editora, que já completou 72 anos.

O processo de escolha da "Palavra do ano", em cada um dos três países, inicia-se simbolicamente a 05 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nos respetivos sítios na internet( ainda em www.palavradoano.pt, Portugal, e www.palavradoano.co.mz, Moçambique).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório