Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidenciais francesas marcadas para 23 de abril e 7 de maio de 2017

As presidenciais francesas vão realizar-se a 23 de abril (primeira volta) e a 07 de maio de 2017 (segunda volta), anunciou hoje o porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.

Presidenciais francesas marcadas para 23 de abril e 7 de maio de 2017
Notícias ao Minuto

13:56 - 04/05/16 por Lusa

Mundo Stéphane Le Foll

O também ministro da Agricultura disse ainda no final do Conselho de Ministros que as legislativas decorrerão a 11 e 18 de junho do mesmo ano e que as eleições para o Senado estão programadas para 24 de setembro do próximo ano.

Nas últimas presidenciais, realizadas em maio de 2012, o socialista François Hollande obteve 51,56% dos votos e derrotou o conservador Nicolas Sarkozy, substituindo-o no Eliseu.

Em relação às próximas presidenciais, as sondagens coincidem em apresentar Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, como a favorita para vencer a primeira volta.

No entanto, os inquéritos indicam igualmente que numa eventual segunda volta Le Pen será derrotada face a qualquer adversário.

Nem Hollande nem Sarkozy confirmaram até agora uma candidatura à presidência, embora a popularidade de ambos esteja em baixa atualmente.

Segundo uma sondagem do TNS-Sofres-Onepoint divulgada hoje, o atual presidente tem a confiança de apenas 13% dos franceses.

Sarkozy, por seu turno, aparece claramente atrás do ex-primeiro-ministro Alain Juppé em todas as sondagens relativas às primárias do centro-direita para escolher o seu candidato presidencial, que decorrerão em novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório