Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bebé encontrada viva em escombros ao fim de quatro dias

Uma bebé foi hoje retirada viva dos escombros, quatro dias depois da queda de um edifício num bairro pobre de Nairobi, que causou a morte de 23 pessoas, anunciaram a polícia e a Cruz Vermelha quenianas.

Bebé encontrada viva em escombros ao fim de quatro dias
Notícias ao Minuto

10:40 - 03/05/16 por Lusa

Mundo Nairobi

"Boas notícias! Uma criança com cerca de um ano e meio foi resgatada viva cerca das 04H00 (01H00 TMG, 2H00 em Lisboa) e enviada para o hospital Kenyatta National", indicou a Cruz Vermelha, citada pela agência France Presse.

A menina passou cerca de 80 horas "numa bacia, embrulhada numa coberta", estava desidratada, mas aparentemente sem ferimentos, de acordo com a mesma fonte.

O chefe da polícia de Nairobi, Japheth Koome, falou de "um milagre" e disse que as equipas de socorro "prosseguem os esforços" para tentar encontrar mais sobreviventes.

De acordo com a polícia, o balanço do drama ocorrido na passada sexta-feira ascende a 23 mortos, depois de mais dois corpos terem sido hoje encontrados.

O imóvel de seis andares no bairro populoso de Huruma, nordeste da capital queniana, caiu no seguimento de chuvas torrenciais e em consequência da má qualidade da construção.

O prédio, construído há apenas dois anos, tinha sido edificado junto a uma ribeira e tinha sido alvo de um mandado de demolição. A decisão não foi, porém, respeitada e executada pelas autoridades.

Vários edifícios desmoronaram nos últimos anos em Nairobi e noutras cidades quenianas, devido ao forte aumento da construção de imóveis. A qualidade dos materiais ou a velocidade excessiva da construção são frequentemente colocadas em causa, assim como a capacidade de promotores pouco escrupulosos de contornar a regulamentação através do recurso à corrupção.

No total, pelo menos 30 pessoas morreram em Nairobi desde a passada sexta-feira em consequência das chuvas torrenciais, as mais violentas desde o início da estação das chuvas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório