Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Papa escreve ao Presidente da Venezuela sobre situação no país

O papa Francisco "segue com atenção" a situação na Venezuela e escreveu ao chefe de Estado Nicolas Maduro, disse hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Papa escreve ao Presidente da Venezuela sobre situação no país
Notícias ao Minuto

10:40 - 02/05/16 por Lusa

Mundo Vaticano

O padre Lombardi escusou-se a divulgar o conteúdo da carta de Francisco para Maduro, mas afirmou que o papa escreveu sobre "a situação do país".

A Venezuela é já há algum tempo uma das preocupações do Vaticano e do papa, que se referiu ao país, em várias ocasiões, no passado.

Lombardi lembrou uma das últimas intervenções de Jorge Bergoglio, no Domingo de Páscoa, antes da benção "Urbi et Orbi", apelou ao diálogo na Venezuela perante "as difíceis condições em que vive a população".

Francisco pediu a quem "tem nas mãos o destino do país" para "trabalhar a favor do bem comum, procurando espaços de diálogo e de colaboração entre todos".

O papa defendeu a "cultura do encontro, a justiça e o respeito recíproco" para "garantir o bem-estar espiritual e material" dos venezuelanos.

O Vaticano, que desempenhou um papel fundamental no restabelecimento das relações entre os governos dos Estados Unidos e Cuba, também quer contribuir para a paz na Venezuela, tal como afirmou em abril passado o núncio no país, monsenhor Aldo Giordano.

"Estou aqui para comunicar ao país o afeto, a proximidade do papa Francisco, o papa é um protagonista da paz no mundo e estamos aqui para colaborar para a paz no nosso querido país (...) a nunciatura está aqui para contribuir para o bem do povo da Venezuela", disse, na altura, Giordano, de acordo com um comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório