Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

1.º de Maio: Confrontos entre polícia e manifestantes na Turquia

A polícia turca usou hoje gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar pessoas que participavam em manifestações não autorizadas por ocasião do Dia do Trabalhador, em Istambul.

1.º de Maio: Confrontos entre polícia e manifestantes na Turquia
Notícias ao Minuto

14:30 - 01/05/16 por Lusa

Mundo Dia do Trabalhador

À margem desses confrontos, um homem de 57 anos morreu ao atravessar uma rua no centro da capital da Turquia, perto da Praça Taksim, esmagado por um veículo antimotim. Uma investigação já foi aberta, informa a agência France-Presse.

O acesso do público à Praça Taksim, um dos locais preferidos dos turcos para manifestações políticas, foi hoje bloqueado por barreiras e a zona ficou deserta.

Já longe do centro, centenas de sindicalistas e ativistas estão a participar num desfile na zona de Bakirkoy, perto do aeroporto internacional.

Entretanto, a polícia já usou gás lacrimogéneo para dispersar os ativistas do partido pró-curdo Peoples' Democratic Party, que se opõem ao presidente Recep Tayyip Erdogan e tentavam protestar junto a Bakirkoy.

A polícia também usou canhões de água e gás lacrimogéneo no distrito de Sisli contra manifestantes que se queriam dirigir à Praça Taksim.

De acordo com a agência de notícias pró-governamental Anatolia, 36 pessoas foram presas em Sisli e no distrito vizinho de Besiktas quando se dirigiam para Taksim.

No total, cerca de 25.000 polícias foram mobilizados hoje para Istambul e muitas ruas da capital turca, Ankara, foram fechadas. A 01 de maio, Dia do Trabalhador, são habituais os confrontos na Turquia entre militantes que se opõem às forças do governamentais e a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório