Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cerca de 100 mil russos marcharam hoje na Praça Vermelha

Cerca de 100 mil pessoas marcharam pela Praça Vermelha, em Moscovo, por ocasião do 01 de maio, Dia do Trabalhador, numa iniciativa organizada por sindicatos.

Cerca de 100 mil russos marcharam hoje na Praça Vermelha
Notícias ao Minuto

11:56 - 01/05/16 por Lusa

Mundo 1.º de Maio

"Não ao aumento dos preços e dos impostos! Sim para salários mais elevados e pensões!" é o slogan escolhido pelos organizadores da iniciativa, em linha com a política promovida pelo presidente Vladimir Putin.

O controlo da inflação em plena recessão grave e prolongada no país há já três anos é um dos pilares da política monetária russa, apesar de implicar a manutenção de taxas de juro em alta de 11%.

A polícia de Moscovo estimou em cerca de 100 mil manifestantes na Praça Vermelha, o evento festivo que mais pessoas atrai hoje em todo o país.

A poucos metros do centro da capital, outros milhares de pessoas participaram na marcha e na manifestação do Partido Comunista da Rússia.

"Cada vez mais pessoas vêm para a festa do 1.º de Maio em toda a Rússia. Isto porque no nosso país a contradição entre trabalho e capital é cada vez mais palpável", disse Vladimir Kashin, um dos líderes comunistas mais emblemáticos.

O Presidente russo reconheceu recentemente o aumento do número de pessoas numa situação abaixo do nível da pobreza, que já ultrapassam os 19 dos 145 milhões de habitantes do país, atingindo o valor mais alto em mais de uma década.

De acordo com estatísticas oficiais, 13,4% dos russos vivem abaixo da linha de pobreza, três milhões a mais do que em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório