Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Depois da Casa Branca, Obama quer ser "comandante do sofá"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, brincou, este sábado, sobre a sua vida como "comandante do sofá" depois de abandonar a presidência, durante o jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca.

Depois da Casa Branca, Obama quer ser "comandante do sofá"
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/05/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"No próximo ano outra pessoa estará neste lugar, e é difícil saber quem será ela", afirmou Obama, no seu último discurso no tradicional jantar, carregado de ironia, em referência à candidata favorita à nomeação democrata, Hillary Clinton.

"E eu", acrescentou, "passarei a comandante do sofá", disse Barack Obama.

Aproximadamente 3.000 convidados reuniram-se no grande salão do Hotel Hilton para homenagear a Associação dos Correspondentes da Casa Branca, num evento que pretende aproximar, por via do humor, os jornalistas que asseguram a cobertura da informação do Presidente e da Administração dos Estados Unidos.

Como era de esperar, Obama não pôde evitar falar do magnata Donald Trump, que surge como o candidato presidencial favorito à nomeação republicana às presidenciais de novembro nos Estados Unidos, e que se tornou na sensação da campanha eleitoral.

"Não quero gastar demasiado tempo com Donald. Seguindo o vosso exemplo quero mostrar alguma contenção", afirmou, numa crítica pouco velada à imprensa norte-americana sobre a ampla cobertura mediática que dá a Donald Trump.

Entre outros, referiu-se à falta de experiência do magnata na política internacional. "Passou anos a reunir-se com líderes de todo o mundo: Miss Suécia, Miss Argentina", brincou Obama, referindo-se ao concurso Miss Universo organizado por Trump.

O mandato de Barack Obama termina em janeiro de 2017, altura em que tomará posse o novo Presidente eleito em novembro próximo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório