Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Equador estuda vender ativos do Estado face a dificuldades após sismo

O Presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou, este sábado, que estuda a possibilidade de vender ativos do Estado, incluindo uma central hidroelétrica, face às dificuldades económicas causadas pelo forte sismo de dia 16, que fez 660 mortos.

Equador estuda vender ativos do Estado face a dificuldades após sismo
Notícias ao Minuto

07:00 - 01/05/16 por Lusa

Mundo Terramoto

Da lista em análise constam também meios de comunicação, um banco e uma companhia aérea, entre outros ativos sobre os quais poder-se-ão também gerar alianças de capital com o setor privado.

"Decidimos pôr à venda a Sopladora, uma hidroelétrica que se encontra praticamente pronta - falta 2% para que fique totalmente concluída -- que poder-se-á avaliar em aproximadamente 900 milhões de dólares, indicou Rafael Correa.

Também dois meios de comunicação e o Banco do Pacífico, que passaram para as mãos do Estado após a crise financeira que afetou o país em 1999, considerada a pior da história do Equador.

Além disso, Rafael Correa fez referência à companhia aérea pública TAME e à Fabrec, uma empresa do setor do têxtil e calçado.

O chefe de Estado equatoriano afirmou que esses ativos demonstram a riqueza que o país conquistou, sendo que, agora, surge o "desafio" de "transformar essa riqueza em liquidez".

"Estamos a preparar uma série de ativos que serão colocados à venda" e em algumas empresas estratégicas, como a Corporação Nacional de Telecomunicações (CNT) e a Frota Petrolífera Equatoriana (Flopec), "tentaremos abrir o capital, se legalmente for possível, até 49%, para que haja uma parceria público-privada", apontou.

"Se estas vendas resultarem poderemos ter centenas de milhões de dólares", sublinhou o Presidente equatoriano, ao assinalar, porém, que não é assim tão fácil vender este tipo de ativos.

Segundo estimativas preliminares, os prejuízos resultantes do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu o país são de entre 2.000 e 3.000 milhões de dólares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório