Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Local de oração destruído por incêndio de provável origem criminosa

Um local de oração muçulmano na Córsega, sul de França, foi hoje destruído por um incêndio, provavelmente de origem criminosa, disse o Presidente francês, François Hollande, expressando o seu apoio aos muçulmanos da ilha mediterrânica.

Local de oração destruído por incêndio de provável origem criminosa
Notícias ao Minuto

19:45 - 30/04/16 por Lusa

Mundo Córsega

O incêndio deflagrou pelas 04:30 locais à entrada de Ajaccio, numa das duas maiores salas de oração da cidade, e o alerta foi dado meia hora mais tarde.

O procurador da cidade, Eric Bouillard, indicou que a pista criminosa estava a ser privilegiada, tendo o governador da Córsega, Christophe Mirmand, referido que foram identificados "vestígios de hidrocarbonetos" no local.

"Se a sua origem criminosa for confirmada, os autores serão rapidamente identificados e condenados. Nenhum ato antirreligioso deve ser tolerado", reagiu Hollande em comunicado.

O chefe de Estado francês garantiu aos "concidadãos muçulmanos da Córsega a solidariedade e a proteção da República".

"Os danos são muito, muito grandes", lamentou Abdallah Zekri, presidente do Observatório contra a Islamofobia, que pediu às autoridades "em quem deposita toda a confiança" que "esclareçam este acontecimento para evitar a escalada da violência".

"Havia uma acalmia desde o fim do ano, mas infelizmente algumas pessoas mal-intencionadas querem atear o fogo", observou.

Este incêndio ocorreu alguns meses após incidentes racistas e antimuçulmanos registados em manifestações organizadas depois de uma agressão a bombeiros num bairro popular de Ajaccio na noite de Natal.

A Córsega, onde os nacionalistas ganharam as eleições regionais pela primeira vez em dezembro último, têm a segunda maior percentagem de população estrangeira (entre 8% e 10%) em França, após a região de Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório